sábado, 17 de outubro de 2009

Energias Alternativas



Uma das maneiras de evitar o aquecimento global é a utilização de energias alternativas ou tambén conhecidas como energia renovável. É obtida de fontes naturais virtualmente inesgotáveis, algumas pela imensa quantidade de energia que contém, e outras porque são capazes de regenerar-se por meios naturais.

Atualmente continua-se procurando soluções para resolver esta crise eminente. As energias renováveis mais conhecidas atualmente são:

Energia eólica: É a energia cinética ou de movimento que contém o vento, e que pode ser captada por aerogeradores ou moinhos de vento. Para poder aproveitar a energia eólica é importante conhecer as variações diurnas e noturnas e estacionais dos ventos, etc. Para poder utilizar a energia do vento, é necessário que esta alcance uma velocidade mínima de 12 km/h, e que não supere os 65 km/h.

Energia hidráulica: Consiste na captação da energia potencial da água, realizada em centrais hidroelétricas. Pode ser transformada em diferentes escalas, existindo desde séculos pequenas explotações, onde a corrente de um rio move um remuinho e gera um movimento aplicado, por exemplo, em moinhos rurais.

Energia oceânica ou mareomotriz: A energia cinética do movimento ondular pode ser usada para pôr uma turbina a funcionar. A elevação da onda numa câmara de ar provoca a saída do ar lá contido; o movimento do ar pode fazer girar uma turbina. A energia mecânica da turbina é transformada em energia elétrica através do gerador. Para a transformar a energia são construídos diques que envolvem uma praia. Quando a maré enche a água entra e fica armazenada no dique; ao baixar a maré, a água sai pelo dique como em qualquer outra barragem.

Energia solar: Recoletada de maneira direta a alta temperatura em centrais solares, ou a baixa temperatura através de painéis térmicos domésticos. A energia solar é uma fonte de vida e origem da maioria das demais formas de energia na Terra. Cada ano a radiação solar aporta à Terra a energia equivalente a quantidade de energia que consume a humanidade.

Energia geotérmica: Podemos definir energia geotérmica como o calor proveniente da Terra, mais precisamente do seu interior. Ela existe desde que o nosso planeta foi criado. Abaixo da crosta terrestre, existe um manto composto por rochas líquidas a altas temperaturas, o magma. Nestas zonas, os depósitos ou correntes de água são esquentados pelo magma até temperaturas às vezes superior a 140 ºC. Quando a água ou vapor emergem através de fissuras na crosta, aparecem os gêiseres, as fumarolas e as fontes termais.

Biomassa: Através da fotossíntese, as plantas capturam energia do sol e transformam em energia química. Esta energia pode ser convertida em eletricidade, combustível ou calor. As fontes orgânicas que são usadas para produzir energias usando este processo são chamadas de biomassa. Os combustíveis mais comuns da biomassa são os resíduos agrícolas, madeira e plantas como a cana-de-açúcar, que são colhidos com o objetivo de produzir energia. O lixo municipal pode ser convertido em combustível para o transporte, indústrias e mesmo residências.

Energia nuclear: Consiste no uso controlado das reações nucleares para a obtenção de energia para realizar movimento, calor e geração de eletricidade. Existem duas formas de aproveitar a energia nuclear para convertê-la em calor: A fissão nuclear, onde o núcleo atômico se subdivide em duas ou mais partículas, e a fusão nuclear, na qual ao menos dois núcleos atômicos se unem para produzir um novo núcleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário